VOLUME DA PRANCHA EM LITROS


VOLUME DA PRANCHA EM LITROS

Alguns surfistas na hora de encomendar ou comprar sua prancha levam somente em consideração seu peso e altura. Entretanto, temos que ter uma ideia de porcentagem ou um múltiplo em relação ao seu peso para que possamos fazer o cálculo correto de quanto essa prancha terá de flutuação, pois essa informação irá interferir diretamente na performance  desse novo equipamento.

– Podemos controlar através da largura e espessura da prancha compensando o que faltaria na altura. Deu pra entender? Não? Então continue lendo…

EXEMPLO: Pensando em uma prancha para um surfista de nível intermediário que tem 1.80 e pesa 75 quilos e quer uma prancha para o dia a dia de alta performance. Vamos projeta-la com as seguintes características de medidas:

TAMANHO: 6’0″ pés
LARGURA DO MEIO: 18.75
FLUTUAÇÃO: 2.45
VOLUMA LITRO: 27.03

board-size-comparison2.png

A variação desse múltiplo vai de acordo com habilidade, idade e peso de cada surfista, mas não necessariamente devemos seguir à risca essas medidas, podendo também variar com tipo de onda a ser surfada e se o uso da roupa de borracha será constante. O fator determinante realmente acaba sendo a idade do surfista e consequentemente seu nível de experiência no surf.

A tabela abaixo foi concebida para que o surfista tenha um ponto inicial como base e através dela vá ajustando suas futuras pranchas e se acostumando com essas variações de volume, podendo assim se adequar de acordo suas necessidades e ir desfrutando de uma perfomance melhor no esporte que tantoa ama.

TABELA DE VOLUME EM LITROS

Captura de Tela 2016-01-24 às 12.00.48.png