Saquarema recebe primeira vistoria para etapa da Liga Mundial de Surfe


Saquarema recebe primeira vistoria para etapa da Liga Mundial de Surfe

Representante da WSL na América do Sul, Xandy Fontes vai à cidade para montar logística para que balneário receba os surfistas durante o mês de maio deste ano

Por Gustavo Garcia e Dayanne NevesCabo Frio, RJ

Nova casa da etapa brasileira do Circuito Mundial de surfe, Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, está recebendo ao longo desta semana a primeira vistoria da WSL (World Surf League – Liga Mundial de Surfe). Representante da organização na América do Sul, Xandy Fontes está na cidade junto com uma equipe para começar a ordenar toda a estrutura que o balneário irá receber durante o mês de maio, quando acontecerão as baterias com os principais surfistas do mundo entre os dias 9 e 20. Segundo ele, questões de logísticas e hoteleiras estão sendo vistas. Existe ainda a possibilidade de a Praia da Barrinha também ser sede, junto com Itaúna.

WSL etapa mundial de surfe saquarema 2017 (Foto: WSL / Smorigo)WSL será realizada em Saquarema em 2017 (Foto: WSL / Smorigo)

– Estamos realizando uma vistoria técnica. Viemos conhecer a nova administração da cidade. Temos que entender melhor a logística de Saquarema, a questão das sedes. Estamos vendo também a questão de termos duas sedes. Uma em Itaúna e outra na Praia da Barrinha. Tem a questão da hospedagem também. O município não tem um hotel que consiga hospedar todo mundo. Estamos vendo os valores de pousadas e como podemos adaptar tudo para a etapa – declarou Xandy Fontes, que também elogiou as condições do mar de Saquarema.

– Esta foi uma visita de apresentação. Estaremos no balneário outras vezes para iniciarmos o processo de montagem da estrutura. A partir de abril, nossa equipe ficará direto. Escolheram Saquarema pela qualidade das ondas e precisamos entender toda a estrutura da sede.

SAQUAREMA NO CIRCUITO MUNDIAL

Raoni Monteiro em um dia épico na Praia da Barrinha, em Saquarema (Foto: Nilton Gibao Fotografia)A cidade Saquarema é conhecida pelas grandes ondas (Foto: Nilton Gibao Fotografia)

Esta será a segunda vez que Saquarema recebe a elite do surfe mundial desde 2002. Antes, a cidade havia sediado alguns eventos de QS. Os problemas no Rio Pro 2016 começaram antes mesmo do início da etapa. Para evitar o contato dos surfistas com o público, uma passarela foi construída junto ao palco principal, no Postinho, na Barra da Tijuca. Por conta da ressaca na orla carioca no início de maio de 2016, a estrutura foi destruída, e a WSL teve de transferir o palco principal para Grumari.

Após dois dias de baterias em Grumari, a WSL optou por transferir a etapa novamente para o Postinho devido às más condições das ondas e as dificuldades de logística, já que a praia fica a 25km do hotel onde a maioria dos surfistas estavam hospedados. Após dois dias de lay day para a remontagem do palco, a competição foi reiniciada e encerrada no dia 19 de maio com vitória do havaiano John John Florence.

Após a disputa, uma nova polêmica. profissionais contratados para o evento ficaram sem receber o pagamento da WSL.

CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO DA WSL

Calendário masculino
Gold Coast (AUS) – 14 a 25 de março
Margaret River (AUS) – 29 de março a 9 de abril
Bells Beach (AUS) – 12 a 24 de abril
Rio Pro (BRA) – 9 a 20 de maio
Fiji – 4 a 16 de junho
J-Bay (AFS) – 12 a 23 de julho
Teahupo’o (TAI) – 11 a 22 de agosto
Trestles (EUA) – 6 a 17 de setembro
France Por (FRA) – 3 a 14 de outubro
Portugal Pro (POR) – 17 a 28 de outubro
Pipeline (HAV) – 8 a 20 de dezembro

Calendário feminino
Gold Coast (AUS) – 14 a 25 de março
Margaret River (AUS) – 29 de março a 9 de abril
Bells Beach (AUS) – 12 a 24 de abril
Rio Pro (BRA) – 9 a 20 de maio
Fiji – 28 de maio a 2 de junho
US Open (EUA) – 31 de julho a 6 de agosto
Trestles (EUA) – 6 a 17 de setembro
Cascais (POR) – 21 de setembro a 1º de outubro
France Pro (FRA) – 3 a 14 de outubro
Maui Pro (HAV) – 25 de novembro a 6 de dezembro