Santos comemora o Dia do Surfista

Santos comemora o Dia do Surfista na próxima segunda-feira
Tradicional e aguardado entre a comunidade do surfe santista, o evento será realizado no Paço Municipal

Dia do Surfista em Santos será comemorado na próxima segunda-feira, no Paço Municipal. Como é feito em todos os anos, a homenagem aos pioneiros em parceria com a Associação Santos de Surfe é o grande momento.







A data oficial, criada por lei municipal em 2003, pelo então vereador e atual secretário de Cultura, Fábio Nunes, é o dia 21, mas a solenidade aberta ao público será realizada na segunda-feira, às 17h30 (de Brasília).

Realizada desde 2005, a homenagem terá nesta 14ª edição cinco escolhidos pelo historiador Diniz Iozzi, o Pardhal, enaltecendo surfistas que estão entre os primeiros a construir pranchas de fibra de vidro no país.

Os homenageados são Manoel dos Santos, Paulo Miorim, Sérgio Heleno, Antonio Di Renzo Filho e Jo Hirano (os dois últimos in memorian). O grande destaque fica para Manoel dos Santos, medalhista de bronze nos 100m livre dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e recordista mundial, de 1961 a 64. Ele defendeu o Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, e foi treinado por Minoru Hirano, pai de seu amigo Jo Hirano, seu parceiro na fabricação da primeira prancha de fibra.

Paulo Miorim, Sérgio Heleno e Antônio Di Renzo Filho também nadadores de destaque e tinham hábito de pegar onda de peito na praia do Itararé. Em 1964, conheceram o surfe durante uma viagem ao Rio de Janeiro e na volta decidiram tentar ficar em pé nas ondas e construir uma prancha fazia parte da aventura. Os cinco escolhidos para a homenagem foram nadadores que surfaram.

fonte GloboEsporte.com, Santos, SP

Tags:,