BRASILEIRO SURFA ONDA GIGANTE EM PORTUGAL


BRASILEIRO SURFA ONDA GIGANTE EM PORTUGAL

O paulistano dropou uma das maiores e mais temidas ondas do mundo, Nazaré

Marcelo Luna em Nazaré – foto: Jorge Leal

Nascido em São Bernardo do Campo, o brasileiro Marcelo Luna tem uma história de vida e superação. Teve uma infância onde passou muita dificuldade na vida, se auto superou e teve o surf como um refugio. Conheci ele final do ano passado, eu estava indo pra Portugal e queria saber muito de como era a onda de Nazaré, e vi uma matéria em que Carlos Burle e Alemão de Maresias recém tinham feito no pico. Logo liguei para Alemão para saber dos detalhes, e me falou que tinha um amigo dele que que teve lá com ele estava voltando logo para lá.

Consegui o fone de Luna e logo fomos trocando uma idéias sobre Nazaré e combinamos de fazer parceria juntos  com o português Sérgio Cósmico. Ficamos 1 mês lá e pude conhecer esse grande camarada e toda sua história. Surfamos vários mares juntos, alguns só eu e ele e toda praia do Norte só pra gente. Luna era novo no esporte e já tinha habilidade com o jet ski. Além disso, tinha muita força de vontade e coragem.

Tive os melhores momentos dentro dágua em Nazaré praticamente ao seu lado, e ele sempre na energia de um dia surfar uma onda bizarra em Portugal. Naquela temporada ele já havia surfado algumas ondas realmente grandes, mas tinha em mente que seu objetivo era ainda maior. Em Maio desse ano ficou vinte dias em Jaguaruna a espera de um swell para conhecer a temida Laje da Jagua.

Está em Portugal desde Novembro e voltou com muito foco, treinamento e confiança para encarar mais uma temporada. Já havia surfado alguns swells bons, mas nada realmente grande, pois a temporada ainda estava meio devagar. Mas dia 17 de Dezembro  um grande swell varreu a costa do país e trouxe as grandes ondas. Marcelo foi consagrado com a maior onda do dia.

Quando eu vi a foto, fiquei muito emocionado, pois sabia que ali um grande sonho havia sido realizado.  Na mesma hora liguei para Luna e dei os parabéns, pois sabia te dodo seu esforço e empenho para alcançar esse objetivo. Só quem surfa uma onda deste tamanho sabe a real importância e prazer que é descer uma montanha dágua .

A imprensa europeia que foi a primeira a divulgar o registro relatou em matéria que a onda chegou aos 18 metros de face. Com sonho realizado e muito agradecido a Deus e a todos, Luninha ainda está no pico na expectativa de outros swells, confiram na foto registrada por Jorge Leal a onda gigante surfada por Marcelo Luna.

POR THIAGO JACARÉ – surfguru.com.br